Ecologia
Todos os ecossistemas são considerados abertos por possuírem portas de entrada e saída de energia essenciais para seu equilíbrio.
2) O que quer dizer o termo “tecnoecossitema”?
O termo tecnoecossistema quer dizer utilizar a tecnologia em favor do meio ambiente, ou seja o mesmo homem que detrói pode criar tecnologias que venham a preservar o equlibrio do ecossistema.
3) Do ponto de vista de estrutura trófica, como se subdivide um ecossistema?
Do ponto de vista de estrutura trófica, um ecossistema é dividido em dois componentes (que como regra costumam estar separados no espaço e no tempo), um componente autotrófico (autotrófico = que se alimenta a si mesmo), no qual predomina a fixação da energia da luz, a utilização de substâncias inorgânicas simples e a elaboração de substâncias complexas, e um componente heterotrófico (heterotrófico = que é alimentado por outro), no qual predominam o uso, a nova preparação e a decomposição de materiais complexos.
4) Ecótonos são conceituados, de modo simplificado, como zonas de transição entre ecossistemas diferentes. Exemplifique e caracterize uma região de estuário e de praia? Que tipos de processos mantêm os ecótonos com características diferentes daquelas dos ecossistemas do entorno? As regiões de estuário são onde os rios deságuam diretamente no mar, possui grande importância na perpetuação das espécies, além de servir como habitat, uma vez que são nestes ambientes que diversas espécies de animais aquáticos, principalmente peixes e , também, alguns crustáceos (camarão), realizam a deposição de seus ovos, e ali estes iram viver até o período de eclosão e parte de seu desenvolvimento larvatório (indireto). Contém maior quantidade de flora que ambientes marinhos, pela melhor adaptação dos vegetais a meios de menor salinidade.
Os mares abertos têm duas divisões distintas, de vida: a pelágica (planctônica) e a bentônica (de fundo). A vegetação fotossintetizante