Ecologia
I.
1) Impacto Ambiental é "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas, biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente:
· A saúde, a segurança, e o bem estar da população;
· As atividades sociais e econômicas;
· A biota;
· As condições estéticas e sanitárias ambientais;
· A qualidade dos recursos ambientais"
Horizontes Diagnósticos de Superfície
1.Horizonte Hístico 2.Horizonte A Chernozêmico 3.Horizonte A Proeminente 4.Horizonte A Húmico 5.Horizonte A Antrópico 6.Horizonte A Fraco 7. Horizonte A Moderado
Definição: Horizonte constituído de material predominantemente orgânico, contendo 80 g.kg-1 ou mais de carbono orgânico (C-org), resultante da acumulação de resíduos vegetais depositados superficialmente (ainda que no presente possa encontrar-se recoberto por horizontes, ou depósitos minerais ou orgânicos mais recentes). Mesmo após o revolvimento da parte superior do solo os teores de matéria orgânica mantém-se elevados
Assoreamento é a obstrução, por sedimentos, areia ou detritos quaisquer, de um estuário, rio, baía, lago ou canal.
A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma.
O microclima é área relativamente pequena cujas condições atmosféricas diferem da zona exterior.
A produtividade primária pode ser definida em ecologia como o rendimento da conversão da energia radiante em substâncias orgânicas. Isto é, a produção primária designa a quantidade de matéria orgânica que é produzida pelos organismos autotróficos a partir da energia solar (organismos fotossintéticos) ou da energia química (quimiossintéticos).
Polêmicas ambientais são questões relevantes à área ambiental que causam divergência nas opiniões.
2) a) A redução da vazão dos rios na seca e a brusca elevação do nível d'água em períodos de se deve ao