ecologia
História da Ecologia:
A palavra ecologia (do grego oikos, "casa") foi escolhida no século XIX pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, para ele a ecologia é o estudo da economia da natureza, o estudo da relação dos seres vivos com seu ambiente ou até a biologia dos ecossistemas. Lembrando que, o meio ambiente inclui tanto outros organismos quanto o meio físico circundante.
A ecologia não tem um início muito bem delineado. Seus primeiros antecedentes na história natural foram os gregos, especificadamente Teofrasto, discípulo de Aristóteles, o primeiro a descrever as relações dos organismos entre si e com o meio.
Relação Sociedade x Natureza
É de extrema importância neste momento trazer à tona uma critica relevante: (FATO) “Há muita necessidade de recolocar a sociedade dentro de um quadro ecológico!” Mais do que nunca, a ênfase deve ser posta no fato de que praticamente todos os problemas ecológicos são problemas sociais, e não só a resultante de ideologias religiosas, espirituais ou políticas. Mas mais do que tomar simplesmente as ideologias pelo seu valor aparente é para nós crucial questionar de onde é que elas surgiram e como se desenvolveram.
Com bastante freqüência as necessidades econômicas podem forçar as pessoas a agir contra os seus melhores impulsos, mesmo que sejam fortes valores naturais. (Alguns exemplos desses impulsos já automáticos por nós são...)
Os lenhadores que são contratados para cortar uma magnífica floresta normalmente não têm nenhuma aversão às árvores; eles têm pouca ou nenhuma escolha em relação a cortar as árvores, assim como os trabalhadores dos matadouros pouca ou nenhuma têm em relação ao abate