Ecologia do homem
Noções Antropológicas:
A Antropologia é a ciência que estuda o homem em sociedade, as culturas humanas, os comportamentos e costumes sociais; enfim, a principal característica da Antropologia é o interesse pela diversidade de modos de viver da humanidade. Antropólogos estudam todas as variabilidades humanas naturais (bem como patológica) em todo o mundo, tanto no presente e como no passado. Neste último sentido, a antropologia pode razoavelmente ser definida como o estudo da história natural da espécie humana.
Cultura
Um conceito importante para compreender o comportamento humano em nível de população é a cultura, que é o conjunto de entendimentos e comportamentos aprendidos que são compartilhados pelas pessoas em uma sociedade. Cultura é um conjunto de regras para um bom convívio, o que inclui o comportamento de um grupo, valores, linguagem e tecnologia. Cultura é aquilo que é aprendido em oposição ao que é herdada pela genética, e ele é passado de geração em geração através de processos de socialização. Alguns antropólogos veem a cultura como uma adaptação humana única, diferente em espécie, bem como grau do comportamento social de outras espécies. Esta noção de natureza única da cultura humana é controversa, sendo disputado por muitos estudiosos, incluindo alguns primatólogos.
A noção de que as próprias convenções culturais são superiores ou mais naturais do que os de outras culturas são universalmente encontradas entre as pessoas e é denominado etnocentrismo por antropólogos. Desta forma, o etnocentrismo é geralmente visto como um atributo adaptativo, pois ele tende a agir como uma força unificadora entre as pessoas que compartilham uma determinada cultura.
Antropologia Ecológica
Outra corrente da Antropologia que contribui para o estudo da relação homem-ambiente é a antropologia ecológica (também chamada de antropologia neonacionalista). Essa corrente teve e tem uma grande importância sobre as ideologias se movimentos