ecoligia
Neste capítulo, serão estudadas as principais características de uma população e, depois, os principais fatores bióticos reguladores do tamanho das populações. Esses fatores são fundamentais para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.
2. Potencial biótico O potencial biótico de uma população corresponde à sua capacidade potencial para aumentar seu número de indivíduos em condições ideais, isto é, sem que nada haja para impedir esse aumento.
Na natureza, entretanto, verifica-se que o tamanho das populações em comunidades estáveis não aumenta indefinidamente, mas permanece relativamente constante. Isto se deve a um conjunto de fatores que se opõem ao potencial biótico. A esse conjunto de fatores dá-se o nome de resistência ambiental.
Os principais fatores de resistência ambiental regulam, portanto, o tamanho das populações.
Para determinar a resistência ambiental calcula-se a diferença entre a taxa teórica de crescimento de uma população sob condições ideais (potencial biótico) e a taxa real observada na natureza.
3. A curva de crescimento de uma população
A curva de crescimento populacional mais comum é a sigmóide, como a representada a seguir.
Quando uma população inicia a colonização de um ambiente propício ao seu desenvolvimento, verifica-se que o crescimento inicial é lento, pois há pequeno número de indivíduos e, conseqüentemente, a taxa de reprodução é pequena. À medida que aumenta o número de organismos, a taxa de reprodução também aumenta. Com isso, o crescimento da população aumenta. Se não houvesse os fatores de resistência do meio, o crescimento da população seria