ECE2 CIRCUITOS ACOPLADOS
1024 palavras
5 páginas
1 OBJETIVOA partir da realização da primeira montagem foi possível estabelecer a polaridade das bobinas, tornando assim possível a realização das três montagens posteriores, todas energizadas com corrente alternada e tensões ajustadas de modo a obter as correntes indicadas, realizar as medidas de tensões, cálculo de impedâncias e os cálculos referentes à análise, podendo assim confrontar os resultados práticos com os teóricos, estudados em sala de aula.
2 RESUMO TEÓRICO
Circuitos magneticamente acoplados são aqueles cujo os laços, tendo ou não contato, se afetam, uma vez que um campo magnético é gerado por eles.
Circuitos acoplados linearmente são aqueles nos quais os fluxos magnéticos podem ser considerados proporcionais às correntes, ou seja, aqueles em que as curvas de magnetização possam ser representadas por uma reta. Dentro de circuitos acoplados magneticamente é possível estudar as diferentes definições de indutância e as definições relativas aos coeficientes de acoplamento e de dispersão em circuitos magnéticos.
Segundo a lei de Faraday ao colocar uma bobina sob efeito de um campo magnético variável, uma corrente elétrica proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa tal bobina é induzida neste, ou seja, a variação de fluxo magnético produz uma força eletromotriz em um condutor.
A presença de um fluxo magnético, que é um conjunto de linhas de campo magnético, comum que liga duas bobinas resultaem uma indutância mútua. Uma vez que quatro terminais são envolvidos na análise, é necessária a convenção do ponto para escolha do sinal de tensão na indutância mútua.
A partir de uma estrutura de bobinas acopladas é possível ter fluxos magnéticos aditivos, onde o primário e o secundário são enrolados com o mesmo sentido resultando em polaridades idênticas de tensão, e fluxos magnéticos subtrativos primário e secundário enrolados em sentidos contrários, resultando em polaridades opostas de tensão.
Um exemplo conhecido e amplamente utilizado é o