ECDR
As engrenagens são elementos de máquinas que trabalham aos pares, possuem alto rendimento e têm a finalidade de transmitir rotação e potência entre eixos que podem ser paralelos, cruzados e reversos.
As engrenagens serão utilizadas quando a distância entre eixos for pequena e uma engrenagem somente pode ser, no máximo, oito vezes maior que a outra.
Para produzir movimento de rotação as rodas devem ser engrenadas. As rodas se engrenam quando os dentes de uma engrenagem se encaixam nos vãos dos dentes da outra engrenagem.
CLASSIFICAÇÃO
Quanto a forma externa as engrenagens podem ser:
- Cilíndricas;
- Cônicas.
Quanto a forma dos dentes podem ser:
- de dentes retos;
- de dentes helicoidais.
ENGRENAGEM CILÍNDRICA DE DENTES RETOS (ECDR)
- eixos paralelos;
- ideal i até 8;
- conhecida por ECDR;
- a relação de transmissão é constante;
- transmitem forca sem escorregamento;
- resistem bem as sobrecargas;
- custo de manutenção reduzido.
NOMENCLATURA
Num par de engrenagens, temos uma motora e outra movida. A de menor dimensão é chamada pinhão e a outra, coroa. Num par redutor, o pinhão é motora e a coroa movida.
Define-se como relação de transmissão i: Rotação do eixo motor n1 i = ------------------------------ = ------ Rotação do eixo movido n2 i 1 isto é n1 n2 – redutor de velocidade i 1 isto é n1 n2 – ampliador de velocidade i= 1 isto é n1 = n2 – transmissão sem variação de velocidades
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE ENGRENAGENS
- Usinagem;
- Fundição;
- Conformação.
FENÔMENO DA INTERFERÊNCIA
Se o número de dentes da roda dentada a ser usinada for menor do que um dado número (tabelado), pode ocorrer a interferência entre a ferramenta e o perfil da roda. Este fenômeno é conhecido como “under-cutting” ou adelgaçamento do dente.
A interferência pode ocorrer também no engrenamento de funcionamento (em trabalho). Esta