Ebola
Introdução
A doença por vírus ebola (dve), atinge seres humanos e outros mamíferos e que é provocada pelo ebola vírus. O vírus pode ser contraído através do contato com sangue ou outros fluídos biológicos de um ser humano ou animal infectado, em alguns casos (que não recebe o devido tratamento, após diagnostico, pode ocasionar em falecimento do homem ou animal). O vírus é nativo na África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas . Uma doença grave e muitas vezes fatal, com uma taxa de letalidade de até 90% segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) .
Os humanos são infectados pelo contato direto com morcegos ou animais infectados por morcegos . Hoje se acredita que é o morcego que seja responsável por transmitir o vírus para outros animais ,no mesmo, o vírus não provoca doença . Porém uma fruta comida por um morcego e encontrada por outro animal que possa come-la já pode dar inicio a epidemia .Macacos ,antílopes e porco-espinho também são afetados pela doença . É possível contrair o vírus visitando lugares em que haja a grande presença de morcegos e outros animais como cavernas e minas, ou manipulando algum tecido de algum animal morto pelo ebola. Uma vez estabelecida a infecção humana, a doença pode-se também disseminar determinada população. Os sobreviventes do sexo masculino continua sendo capaz de transmitir o vírus do ebola pelo sémen durante cerca de 2 meses após contrair o vírus. Pacientes gravemente doentes requerem tratamento de suporte intensivo ; durante um surto, aqueles com maior risco de infecção são os profissionais de saúde, familiares e outras pessoas com contato próximos com pessoas doentes ou pacientes falecidos .
Diagnósticos
Para o diagnóstico de DVE ,são primeiro analisadas doenças semelhantes, como a malária, cólera, meningite, hepatite, febre tifoide, ou outras febre hemorrágicas virais. Para confirmar o diagnóstico são examinadas