Ebah dissertação
As Redes Sociais vem tendo um grande crescimento, se comparado aos tempos antigos. A cada momento surge um novo tipo de rede social, com focos e pontos de vista distintos, onde os fundadores se espelham em uma ideia e visam atingir um determinado publico.
Um assunto muito importante, mas ainda pouco visado, esta relacionado a fins acadêmicos, ou seja, ao estudo, a busca pelo conhecimento. Neste contexto surgiu o ebaH, com o objetivo inovador de transmitir informações entre seus membros.
Ela foi a primeira rede social brasileira voltada para este fim. Criada em 2006, pelos estudantes da escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Renato Freitas e Ariel Lambrecht. Seu objetivo inicial era diminuir gastos dos alunos com Xerox dos conteúdos vistos em sala de aula, como uma coisa puxa a outra, além de economizar dinheiro, estariam poupando recursos naturais, uma vez que, haveria uma diminuição no numero de impressões.
Sua primeira versão possuía uma estrutura simples, possibilitando apenas a troca de arquivos entre seus usuários anteriormente cadastrados.
Os arquivos variavam desde documentos, trabalhos, exercícios e apostilas até pequenas anotações, explicações e informações dos conteúdos vistos em sala de aula. Qualquer material que visava aprimorar e facilitar o entendimento de quem estava lendo, era mantido no banco de dados do site para futura consulta.
Sua aceitação foi imediata, e em apenas um mês, atingiu a marca de mil cadastros e possuía um acervo contendo mais de 700 arquivos. Os seus idealizadores acreditavam tanto em seu projeto, que decidiram participar de uma competição de Plano de Negócios, promovida pela empresa Junior da Poli-USP, e o que não esperavam, ganharam o primeiro lugar na disputa.
Observando o sucesso dessa ideia, em 2009 promoveram melhorias na infraestrutura e na aparência do site, visando acrescentar novos recursos, possibilitando uma melhor usabilidade e interatividade de seus usuários.
Com essas melhorias, obtiveram