Eaaee
Toda cidade possui uma estação de tratamento de água. Ela é purificada pela estação de tratamento, que chega das águas dos rios. Essa água está repleta de impurezas e micróbios, e para que seja usada pela população, é preciso que seja purificada. São várias as etapas do processo de purificação da água. Vamos observar o que cada processo realiza.
Floculação.
O primeiro processo é chamado de floculação. A água dos rios entra na estação de tratamento e é armazenada num grande depósito. Nesse depósito, recebe solução de cal e de sulfato de alumínio. Essas substâncias absorvem as impurezas que estão na superfície da água, juntando-as em forma de flóculos, indo para o fundo do tanque. Por esse motivo, o processo recebe o nome de floculação.
Tanque de decantamento.
Nesse momento, é realizado novo processo. Do tanque de floculação a água é direcionada ao tanque de decantamento. Nesse processo, a água recebe substâncias para torná-la mais clara. Os flóculos formados, por serem mais pesados que a água, permanecem no fundo do tanque.
Filtro de areia.
A água passa por esse filtro que possui várias camadas. A água passa pelo processo do tanque de cima para baixo, passando por uma camada de cascalho grosso; depois por uma camada de cascalho fino; posteriormente, por uma camada de areia grossa; e, por fim, camada de areia fina. Nessas camadas do filtro, a água deixa suas impurezas, mas ainda não está purificada para o consumo. Ela agora passa pelo último processo.
Cloração
Nesse processo a água deve ser purificada para o seu consumo. Nela ainda encontramos micróbios que são prejudiciais a nossa saúde. A água é direcionada para um depósito com cloro (gás de cor verde) com propriedades de matar os micróbios existentes na água. A esse processo é chamado de cloração.
E para onde a água vai ?
A água purificada vai para um grande reservatório, a qual fica armazenada para distribuição. Essa distribuição é controlada por uma válvula ou transmissão, como é chamado.