e5ryer
420 palavras
2 páginas
A juventude é feliz porque tem a capacidade de ver a beleza. Quem conserva a capacidade de ver a beleza nunca envelhece.Casamento é um erro da juventude, que todos deveríamos cometer.
A mais tola das virtudes é a idade. Que significa ter quinze, dezessete, dezoito ou vinte anos Há pulhas, há imbecis, há santos, há gênios de todas as idades.
O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.
Na juventude os chamados ideias orientadores da vida, mesmo os grandes projectos que excedam os de se subsistir, não fazem muita falta. Porque ser jovem é ter já tudo isso como substituto de tudo isso.
O verdadeiro tesouro do homem é a verde mocidade. Os anos que nos restam são apenas invernos.
Como é bela a juventude, / que no entanto foge! / Quem quiser ser feliz, que seja: / do amanhã não há certeza.
A juventude é uma idade horrível que apreciamos apenas no momento em que sentimos saudade dela.
Quando jovem, o homem acredita estar tão próximo do seu objectivo! De todas as ilusões criadas pela natureza para socorrer a fragilidade do nosso ser, esta é a mais bela.
O mais tolo de todos os erros ocorre quando jovens inteligentes acreditam perder a originalidade ao reconhecer a verdade já reconhecida por outros.
Os jovens estão mais aptos a inventar que a julgar; mais aptos a executar que a aconselhar; mais aptos a tomar a iniciativa que a gerir.
Com a sua intuição a juventude sabe que o mundo está cheio de forças; mas não chega a entender qual o papel que a fraqueza, nas suas diversas formas, desempenha no mundo.
Quando moços, dispensamos muito facilmente o espírito na beldade que amamos e o bom senso nos talentos que admiramos.
Um dos principais estudos da juventude deveria ser o de