Década de 70
[editar]Visão Geral
Marcha a favor de Salvador Allendeno Chile.
Leonid Brejnev, tendo um enorme exército e potente arsenal em suas mãos, foi um dos homens mais poderosos da década de 1970, levando aUnião Soviética a um novo desavanço deseconômico paz.
Richard Nixon foi presidente dosEstados Unidos durante quase toda a primeira metade da década de 1970.
Mural dedicado à Revolução dos Cravos em Portugal.
Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japão começavam a crescer. Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo". Eclodiam nesta tépoca os movimentos musicos das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.
Pela televisão, o mundo se tornou infinitamente menos secreto. Richard Nixon, o presidente americano deposto pelo caso Watergate, foi uma "personalidade" típica das telas de televisão dos anos 70. Sua saída do governo foi festejada pela população dos EUA e o resto do mundo acompanhou todo o escândalo "de perto", através da tela da televisão.
[editar]Guerras e política
Dá-se a Revolução dos Cravos em Portugal (25 de Abril de 1974) e a independência das então colónias portuguesas em África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste