Década de 60
PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO
DÉCADA DE 60
Niterói
2012
JÉSSICA
PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO
DÉCADA DE 60
Trabalho dado como exigência da
Disciplina de Fundamentos
Teóricos Metodológicos do Serviço Social II, ministrada
Pela professora Maria Cecília na Faculdade Federal Fluminense
Niterói
2012
PANORAMA HISTÓRICO, SOCIAL E POLÍTICO DÉCADA DE 60
O objetivo desse trabalho é dissertar, de forma resumida, o contexto social, histórico, econômico e político em que se encontrava o Brasil na década de 60, bem como analisar como esses temas estão totalmente ligados a conjuntura da época.
Será abordado como a década de 60 foi um período ambíguo em que cresceram muitos movimentos sociais, mas logo depois houve a repressão desses movimentos com a ditadura.
Para explicar melhor a década de 60 começarei pelo último ano da década anterior, em que foram lançadas as candidaturas.
Em 1959 iniciou-se as candidaturas, Jânio Quadros foi lançado com o apoio de Lacerda; Ademar apoiado pelo PSP; Lott como presidente e João Goulart como vice foram lançados pela união dos partidos PSD e PTB. O período de lançamento das candidaturas foi bem agitado, Jânio se lançou criticando a corrupção do governo e a desordem financeira, Lott era mal visto pelos partidos tanto da esquerda como da direita, a direita o criticava por assumir um discurso parecido com o de Vargas e a esquerda não gostava das críticas que ele fazia a Cuba e ao Comunismo.
Quem ganhou as eleições presidenciais em 1960 foi Jânio e seu vice era João Goulart, do outro partido. Antigamente as regras permitiam partidos diferentes para o cargo de vice. Jânio tomou posse em Brasília e começou a governar de forma confusa, sem saber o que fazer e em quem se apoiar. Tentou se equilibrar no poder agradando a esquerda e os conservadores ao