dzfhxbc

2165 palavras 9 páginas
mal(N)Força (N)

- Informe qual foi a fórmula utilizada para cálculo do erro aleatório.

Tabela 1.4 : Força de atrito dinâmica em função da normal
F1 F2 F3 F4 F8 F9 F10 Fmed ΔFale ΔF

Normal(N)Força (N)

2ª Etapa Tabela 2.1: Ângulo de inclinação mínima do plano para o bloco de madeira deslizar
Θ1 Θ2 Θ3 Θ4 Θn Θmed ΔΘale ΔΘ

Θ = Tabela 2.2: Ângulo de inclinação mínima do plano para o bloco metálico deslizar
Θ1 Θ2 Θ3 Θ4 Θn Θmed ΔΘale ΔΘ

Sugestão para conduzir a análise de dados 3.1.Construa o gráfico de força de atrito estática versus a normal.

3.2.Analise o primeiro gráfico procurando responder as seguintes questões: O gráfico de força de atrito versus a normal é uma reta que passa pela origem? A forma geral da equação que relaciona as variáveis é do tipo F = A + BN ou é do tipo F = B N? Quais os valores e o significado físico das constantes A e B ? Qual a equação obtida experimentalmente? Pode-se afirmar que a força de atrito é diretamente proporcional à normal? 3.3. Construa o gráfico de força de atrito dinâmica versus a normal. 3.4. Faça a análise do segundo gráfico tal como foi feito para o primeiro. 3.5. Compare os dois gráficos: As retas têm inclinações diferentes? Qual o significado desta diferença? 3.6. Determine os coeficientes de atrito estático e dinâmico a partir da análise dos gráficos. 3.7.Calcule o coeficiente de atrito estático entre a superfície e o bloco de madeira, e depois entre a superfície e o bloco metálico, usando a relação μe = tg Θ. Compare os valores obtidos. Os coeficientes de atrito são diferentes? Qual o significado da diferença?

3.8.Compare as duas determinações do coeficiente de atrito estático para o bloco de madeira ( o da 1ª etapa com o da 2ª etapa). Qual você considera a melhor determinação? Porque?

4. Conclusão

Conclua comparando os dois métodos utilizados e seus resultados. E compare, comentando, se os resultados obtidos com os procedimentos experimentais estão de acordo com a teoria estabelecida.

Relacionados