Dva e dre
Adicionado
Tradicionalmente o lucro obtido pela entidade tem sido apresentado por meio da
Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Para Iudícibus e Marion (2004 p. 194):
A Demonstração do Resultado do Exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período (12 meses). É apresentada de forma 11 dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
Entretanto, essa demonstração não analisa a contribuição dos agentes econômicos na geração da riqueza da sociedade e, por isso, não evidencia a parcela que tocou a cada um deles no processo produtivo, pois está voltada para a apuração e divulgação do lucro, que pertence ao proprietário. A diferença entre a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do
Valor Adicionado está na forma pela qual se apresenta a riqueza. A Demonstração do
Resultado do Exercício objetiva apresentar a riqueza gerada pela entidade pertencente aos sócios/acionistas, a Demonstração do Valor Adicionado visa demonstrar a riqueza gerada pela entidade de uma forma mais detalhada pertencente à sociedade de um modo geral, quem gerou e para quem foi distribuída tal riqueza.
A Demonstração do Valor Adicionado não contradiz a tradicional Demonstração do
Resultado do Exercício. Trata-se de uma visão diferente em termos de demonstrações contábeis. A Demonstração do Resultado do Exercício está mais voltada a determinado tipo de usuário (proprietário, sócio ou acionista) que quer conhecer o resultado líquido da entidade em determinado período.
A Demonstração do Resultado do Exercício avalia a parte da riqueza criada pela entidade que se destina ao proprietário, detentor de cotas ou ações. E, para o proprietário, os salários, impostos etc. são encarados como despesas, pois na realidade representam reduções do seu