Duvida em rené descartes
Epistemologia ou teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudo filosófico da origem, natureza e limites do conhecimento. Pode-se remeter a origem da "epistemologia" a Platão ao tratar o conhecimento como "crença verdadeira e justificada". O desafio da "epistemologia" é responder "o que é" e "como" alcançamos o conhecimento?. Diante dessas questões da epistemologia surgem duas posições:
Empirista: que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido pelos sentidos. Como defensores desta posição temos Locke, Berkeley e Hume; e
Racionalista: que prega que as fonte do conhecimento se encontram na razão, e não na experiência. Como defensores desta posição temos Leibniz e Descartes.
A expressão "epistemologia" deriva das palavras gregas "episteme", que significa "ciência", e "Logia" que significa "estudo", podendo ser definida em sua etimologia como "o estudo da ciência".
DUVIDA HIPERBOLICA:
A dúvida hiperbólica não é uma dúvida ceticista, porque o objetivo da dúvida hiperbólica não é duvidar, como os céticos fazem, da possibilidade de o conhecimento humano atingir a verdade. O objetivo da dúvida cartesiana é colocar o conhecimento sobre um fundamento seguro.
4 REGRAS DO METODO CARTESIANO:
Verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada, que consiste em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo.
Analisar ,que trata de dividir o problema em tantas partes quantas fossem necessárias para melhor poder resolvê-lo.
Sintetizar ,ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro.
Enumerar cada uma das evidências e