Duplo fixo da informação
O duplo fixo da informação, também chamado de fluxo comunicacional em duas etapas, é uma teoria criada por Paul Lazarsfeld. Em 1944 foi publicado o livro em que se desenvolve a tese, The people’s choice. How the voter makes up his mind in a presidential campaign, por Paul Lazarsfeld, Bernard Berelson e Hazel Gaudet. Referente a um estudo das eleições de 1940 sobre a influência social, atestando que os efeitos da mídia são indiretamente firmados por intermédio de influências pessoais de líderes de opinião.
Os líderes de opinião são aqueles primeiramente submetidos a assuntos específicos e que o interpretam com base em sua própria opinião, assim, difundindo-as num público geral, que se transformam em “seguidores de opinião”.
Segundo a teoria, os líderes de opinião são a maneira máxima de participação na campanha, pois, segundo os autores, o contato pessoal maior influencia, diferentemente das mídias formais, por ter um alcance mais amplo e de criar relações mais entrelaçadas com o público.
A partir dessa teoria, outra obra foi criada, ampliando o desenvolvimento da tese do duplo fixo da informação, Personal influence: the part played by people in the flow of mass communicatio, publicada em 1955 por Lazarsfeld em parceria com Elihu Katz, trata sobre a capacidade de influência do contato interpessoal nos modos de recepção de informação veiculadas pelos meios de largo alcance.
Referências
BELCHIOR, Marcela. Modelo do Two-step-flow: o fluxo comunicacional em duas etapas. Disponível em . Acesso em: 23 de janeiro de 2014.
Wikipédia. Two-step flow. Online. Disponível em . Acesso em: 23 de janeiro de 2014.
Wikipedia. The two-step flow of communication. Online. Disponível em . Acesso: 23 de janeiro de 2014.