Dunhill
Escola de Artes, Ciências e Humanidades
[pic]
GESTÃO DE PRODUTOS
Marketing - Noturno- 4º semestre.
Isabela Rocha Schelim nºUSP 6772761
Lilian Cristine Mendes nºUSP 6873749
São Paulo
2009
Introdução
História da Marca Dunhill
Em 1887 Alfred Dunhill resolveu ajudar seu pai na oficina de arreios, cujo local produzia acessórios para carruagens. A partir do momento em que houve o lançamento dos primeiros carros, Alfred percebeu que as carruagens perderiam espaço. Dessa forma, o jovem resolveu adequar sua loja com a venda de acessórios para automobilistas: desde chapéus e óculos até faróis. Neste período, Dunhill se destacou por inventar o “Bobby Finder”, que foi o primeiro aparelho que detectava a aproximação da polícia e que permitia aos condutores reduzirem a velocidade e evitarem as multas.
Em 1907, ao abrir uma loja de produtos de tabacos e fazendo um grande sucesso, Dunhill lançou em 1914 um acessório indispensável para os cavalheiros da época: o isqueiro. A venda deste produto obteve destaque, mas os acessórios para os automóveis tiveram suas atividades encerradas em 1931.
Em meados da década de 60, a Dunhill sofreu uma sucessiva expansão na Europa e nos Estados Unidos, na Ásia e Oriente Médio, inaugurando lojas em Hong Kong e Tóquio. A partir da década de 70, a marca passou a se envolver em competições esportivas, desde torneio de velas, até golfe.
A marca teve proprietários diferentes, mas no fim da década de 80, o conglomerado de luxo Richemont, adquiriu a marca e se desfez das marcas de cigarros e tabaco.
Em 2005, o alfaiate Richard James, o relojoeiro Tom Bolt, o estilista Nick Ashley e o artesão em couro Bill Amberg foram contratados para revitalizar a marca Dunhill.
Criou-se dessa forma,produtos inovadores com ares clássicos.
1. O consumidor-alvo
A Dunhill é uma das marcas que melhor representa esse ideal de beleza no