duas decadas de crise
O período compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o inicio da década de 70 foi caracterizado por uma forte expansão do sistema capitalista.Tanto as grandes potencias, quanto os países periféricos experimentaram um crescimento quase continuo de suas economias.
A produção mundial de alimentos aumentou e a industrialização se expandiu pelo planeta, o volume de produtos manufaturados quadruplicou e as transações comerciais entre os países cresceram dez vezes .
Porem os anos dourados começaram a perder o brilho a partir de 1970, nos Estados Unidos os gastos na intervenção de tropas americanas na Guerra do Vietnã fizeram crescer assustadoramente a divida nacional.Então em 1971 o governo norte-americano promoveu a desvalorização do dólar, alterando com isso o valor de todas as moedas.
Dois anos depois a Opep formada por Estados árabes provocou uma nova crise de proporção mundial as vésperas da guerra entre árabes e israelenses, a organização dobrou o preço do barril de petróleo aos países que apoiassem o governo de Israel.Assim em 1974 o barril de petróleo era vendido por mais de 11 dólares, o que levou industrias a diminuir o ritmo de produção e até mesmo despedir funcionários.
As principais potencias capitalistas do mundo reduziram seu ritmo de crescimento econômico e a inflação disparou em boa parte do mundo, chegando a dois dígitos em certos países.
Foi proposta então um nova forma de economia , os Estados deveriam se afastar das atividades produtivas e deixar o mercado regular livremente o preço dos bens e serviços.Propunham a privatização das empresas estatais e a abertura das economias em relação ao mercado externo.
Enquanto boa parte dos países ocidentais enfrentavam forte recessão nas décadas de 70 e 80, algumas nações da Asia atravessavam um momento de desenvolvimento econômico, esse crescimento foi estimulado principalmente pelas altas taxas de poupança, pelos elevados índices de investimentos e pelos baixos