Dual Therm
Através de dados e pesquisas e da observação da vida cotidiana da população, surge a idéia de um novo produto. Não existe nada melhor para começar o dia do que um café ou um chá “quentinho”, e para isto, basta pegar a garrafa térmica e abrir.
Foi com esta idéia e com o foco nesse mercado que surge a “Dual Therm”, a garrafa térmica com dois compartimentos distintos e sem mistura entre os líquidos. Com o público-alvo sendo as empresas, restaurantes, escolas e hotéis, foi criado um produto inovador com a proposta de auxiliar no carregamento das garrafas, utilizando apenas uma ao invés de duas, redução de custo e do espaço utilizado para alocar estas garrafas.
1.1 Contexto
As garrafas térmicas tradicionais são projetadas para manter a temperatura de um determinado líquido, seja ele quente ou frio. Para que isso aconteça, esse líquido fica reservado dentro de um recipiente que recebe o nome de ampola de vidro. Essas ampolas são compostas por duas paredes de vidro espaçadas cerca de 1 cm entre si. Entre essas paredes é criado um vácuo, dificultando a perda de calor pelo efeito de condução. Essa mesma ampola deve sofrer um processo de espelhamento em suas paredes, para evitar a troca de calor por radiação. Na parte superior da ampola existe uma vedação, que evita a troca de calor com o meio externo pelo efeito de convecção.
Realizado este processo, temos a garantia de que o líquido se manterá em sua temperatura inicial por uma maior quantidade de tempo.
Exemplo de garrafa térmica convencional:
Figura 1 - Garrafa térmica convencional
1.2 Objetivo
A partir daí, comparações e reflexões foram feitas, e surge a conclusão de que é raro quem não utilize ao menos uma garrafa térmica, que na maioria das vezes, possuem mais de uma no local, sejam em empresas, escolas, recepções de hotéis ou em sua própria residência. Com a praticidade de disponibilizar apenas uma garrafa na recepção de um hotel ou de uma empresa,