dstorção idade serie
371 palavras
2 páginas
Faculdade Pitágoras de Teixeira de FreitasPedagogia IV Período
Professora: Zenite ValkinirAluna: Kelly Oliveira
Orientação Educacional
Orientação educacional representa uma tomada de consciência em relação a realidade do educando e a complexidade da vida social, somente no inicio do século XX, é que a vida social do educando começou a ser olhada como um aspecto importante para o sucesso do processo educativo.
Este olhar esse olhar diferenciado dos educandos nos possibilita construir também um olhar diferenciados para o professor, sendo percebido como um ser falível o educando começou a ser olhada de maneira mais compreensiva. Orientação Educacional fundamenta-se no reconhecimento das diferenças individuais, e no reconhecimento de que o ser humano, em qualquer momento de sua vida, pode apresentar carência e dificuldade, necessitando, pois de compreensão, ajuda e orientação. A ação e a reflexão do orientador educacional.
O orientador educacional necessita aprimorar-se, não se limitando a formação acadêmica, mas investindo em treinamentos em serviços e principalmente, nos desenvolvimento das competências e das habilidades.
Uma das grandes dificuldades encontra-se na distancia existente entre as ideias inovadoras.
A orientação educacional enquanto aconselhamento
Um dos questionamentos levantados é a origem das técnicas de aconselhamentos utilizados em orientação educacional, os quais são do âmbito da psicoterapia.
A pratica comum e a do encaminhamento do educando ao serviço de orientação educacional, para que as atitudes sejam modificadas, essa práxis nega a reconhecimento de que, é inadequação comportamental do educando e consequência de disfunções ambientais, entre outros, as quais devem ser e alteradas tais como: currículos.
Orientação educacional enquanto serviço
A orientação direta ao educando parte do pressuposto de que estes são diferentes e que, portanto apresentam necessidades distintas, o professor se ausenta do papel fundamental de