DST S
CANDIDÍASE
Alunos: Leticia Costa, Gabrielly Vitoria,
Matheus Ikeda, Roberta Possoli e Tainara
Silva.
Professor: Avilla - Biologia
2° série A - EM
O que é candidíase:
Conhecida por Monoliase Vaginal, a candidíase é uma infecção ocasionada por fungo, o Cândida ou Monília, que causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, acompanhada geralmente de irritação no local. Para alguns especialistas, a candidíase não é uma doença sexualmente transmissível, pois pode ocorrer mesmo sem o contato íntimo. Estudos indicam que o fungo pode estar na flora vaginal, assim, quando a resistência do organismo cai ou está baixa pode ocorrer a multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas.
A candidíase geralmente afeta:
Pele
Unhas
Órgãos genitais
Garganta
Boca
Corrente sanguínea.
Tipos de candidíase: candidíase oral l A forma mais comum de é a pseudomembranosa, caracterizada por aftas. Outra apresentação clínica é a forma atrófica, que se apresenta como placas vermelhas, lisas, sobre o palato. A candidíase oral é mais frequentemente vista em crianças, idosos, pacientes recebendo quimioterapia, pessoas com doenças que comprometem o sistema imunológico, pessoas com diabetes e pacientes que tomam antibióticos ou inaladores para asma com medicamentos esteroides.
Tipos de candidíase:candidíase vaginal
Uma candidíase vaginal é um tipo de vaginite (inflamação da vagina) caracterizada por irritação, coceira intensa e corrimento. Ela afeta a vagina e a vulva. Cerca de três em cada quatro mulheres já tiveram uma infecção por fungos em algum momento da vida. Muitas mulheres experimentam duas ou mais infecções fúngicas.
Sintomas de Candidíase: candidíase oral
Na candidíase oral, os sintomas mais comuns incluem:
Manchas brancas dentro da boca e na língua; Vermelhidão ou desconforto na região da boca; Dor de garganta e dificuldade em engolir;
Rachaduras em cantos da boca onde seus lábios se encontram.
Os sintomas em mulheres
incluem: