DST's
São doenças infecciosas que se transmitem essencialmente (porém não de forma exclusiva) pelo contato sexual. O uso de preservativo (camisinha) tem sido considerado como a medida mais eficiente para prevenir a contaminação e impedir sua disseminação.
Alguns exemplos:
→ Gonorréia:
Conceito:
Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de corrimento na uretra do homem e na vagina e/ou uretra da mulher. Isso geralmente causa coceira na uretra e ardência na eliminação da urina. Em alguns casos pode ocorrer febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).
Complicações/Consequências:
Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina.
Transmissão
Relação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.
Tratamento
Antibióticos.
Prevenção
Camisinha. Higiene pós-coito.
→ Herpes Genital:
Conceito
Infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que causam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas), sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado. As lesões com frequência são muito dolorosas e ficam avermelhadas no local.
Complicações/Consequências
Abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Infecções peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulcerações genitais. Proctite. Complicações