dsdfsf
1087 palavras
5 páginas
Resenha sobre o livro História da PazLançamento - História da Paz
História da Paz
Por Stefanie Gaspar, Editora do Site No ano de 2006, a editora Contexto publicou o livro História das Guerras, organizado pelo Doutor em Geografia pela USP e sociólogo Demétrio Magnoli, que reunia 15 artigos sobre o tema desde a Antiguidade até as guerras contemporâneas. Agora, o mesmo organizador reuniu outros 15 textos de um tema indissociavelmente ligado à questão das guerras – o volume História da Paz, que teve seu lançamento no dia 14 de maio, às 19h00, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O plano da obra é o de tratar da questão da manutenção de uma ordem pacífica, por meio do estudo de diferentes tratados, congressos, conferências e acordos.
De acordo com o organizador, História da Paz é um “livro sobre os grandes tratados diplomáticos da história”. Cada um dos quinze capítulos apresenta a análise de um tratado importante, desde os Concílios Ecumênicos Medievais ao Protocolo de Kyoto, sendo que todos possuem uma característica em comum – “seus ecos, seus conceitos e seus produtos geopolíticos permanecem presentes até hoje”, segundo Magnoli.
O primeiro capítulo, escrito por José Rivair Macedo (Pós-Doutor pela Universidade Nova de Lisboa e Doutor em História Social pela USP), versa sobre os Concílios Ecumênicos Medievais de Nicéia, Latrão e Trento, considerados por Magnoli não como tratados, e sim como criadores de uma ordem universal – a ordem da Igreja de Roma – pela reunião de autoridades políticas e religiosas de diversas partes do mundo.
Símbolo da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, já que se situa na transição entre o poder absoluto da Igreja e a influência crescente da monarquia, o Tratado de Tordesilhas é o tema do segundo capítulo, escrito por Flavio de Campos, Doutor em História Social pela USP. Roberto Romano, Pós-Doutor em Filosofia pela UNICAMP e autor de O Caldeirão de Medeia e Silêncio e Ruído – a Sátira em Denis Diderot, é