drogas sacietogenicas e inibidoras do apetite

1400 palavras 6 páginas
Anorexígenos Tratamento farmacológico da Obesidade

O tratamento da obesidade é complexo e deve abranger: restrição calórica; exercícios físicos;orientação psicológica, e, em alguns casos, tratamento medicamentoso.
A fome ocorre quando, devido às alterações bioquímicas provenientes da variação dos níveis da glicose sanguíneos, há uma estimulação do centro da fome e uma depressão do centro da saciedade, localizados no hipotálamo.
Os fármacos que suprimem ou moderam o apetite chamados anorexígenos. Estes agem sobre os centros hipotalâmicos controladores do apetite (centro da fome e centro da saciedade), exceto o mazindol. Este age facilitando a atividade elétrica da área septal do cérebro. Além de suprimiram o apetite, são também estimulantes do sistema nervoso central, exceto a fenfluramina, que é sedativa. Exceto a a Fenfluramina, que é sedativa, os outros anorexígenos provocam uma sídrome anfetamínica: Euforia, diminuição do cansaço, aumento da capacidade intelectua, maior iniciativa e atividade motora.

Anfepromona FARMACOCINÉTICA
Rapidamente absorvida no trato gastrintestinal, rapidamente metabolizada, sendo alguns de seus metabólitos ativos. A anfepramona e seus metabólitos podem atravessar a barreira hematoencefálica. são eliminadas pelo rim em 48 horas metabolizada ou inalterada.
CONTRA-INDICAÇOES E PRECAUÇOES: Havendo tolerância, a dose não deve ser incrementada para recuperar ação terapêutica.
Contra-indicada em pacientes com doença cardiovascular e em epilépticos. Por não existirem provas conclusivas, recomenda-se não utilizar em gestantes. Foram observados sintomas de abstinência em neonatos cujas mães consumiram o medicamento. O aleitamento deve ser suspenso. A segurança e a eficácia em crianças menores de 12 anos não foram estabelecidas.

DEXFENFLURAMINA Mecanismo de Ação

Usada na forma de cloridrato, a dexfenfluramina é o isômero dextrógiro da fenfluramina. A dexfenfluramina age por mecanismo serotoninérgico no centro da

Relacionados

  • GOMA MEDICAMENTOSA DE KOUBO E ASSOCIAÇÕES
    2513 palavras | 11 páginas