Drogas portifólio
Droga é uma substancia natural ou sintética que afeta o sistema nervoso modificando suas funções, mas para os médicos, droga é medicamento.
As drogas naturais são obtidas através de plantas, animais e alguns minerais. Exemplo: a cafeína (café) e a nicotina (tabaco).
As drogas sintéticas são aquelas produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas que provocam alucinações no homem por estimular ou deprimir o sistema nervoso central.
TIPOS DE DROGAS
* Drogas Lícitas: São aquelas que têm a sua produção e seu uso permitido por lei, sendo liberadas para comercialização. Exemplos: bebidas alcoólicas, cigarros e remédios. * Drogas Ilícitas: São as que não são liberadas pela lei, pois elas circulam pelo corpo e entram na corrente sanguínea, causando dependência, problemas circulatórios, cerebrais, respiratórios e podem levar à morte.
CATEGORIAS DAS DROGAS
As drogas são divididas em algumas categorias: * Depressoras: * Álcool; * Calmantes e sedativos; * Tranquilizantes; * Solventes ou inalantes; * Narcóticos.
* Estimulantes: * Tabaco; * Cocaína, crack; * Heroína.
* Perturbadoras: * Maconha; * Plantas alucinógenas; * Êxtase.
DROGAS DEPRESSORAS
São aquelas que diminuem o nível de atividade no cérebro, deixando o organismo mais lento. São muito usadas em hospitais, com doses controladas. Os usuários de drogas costumam usar em doses maiores, causando diversas complicações, incluindo coma profundo. Isso ocorre porque tais drogas diminuem a quantidade de batimentos cardíacos, causando pouca circulação do sangue no corpo e no cérebro, podendo levar à morte.
DROGAS ESTIMULANTES
É, em geral, uma droga que aumenta os níveis de atividades motoras e cognitivas, reforça a vigília, o estado de alerta e a atenção, e, algumas vezes, tem potencial euforizante. Seu efeito é considerado como semelhante à adrenalina na atividade motora.
DROGAS