Drogas - Maconha
FORTALEZA
SETEMBRO/2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
DISCIPLINA: Biologia III
PROFESSORA: Kylvia Rocha
EQUIPE: Estefania Pessoa;
Gabrielle Santiago;
Ítalo Mesquita;
Joelia Cavalcante;
Laiza Sousa;
Suyanne Costa.
TURMA: P4 - Edificações
TURNO: Manhã
FORTALEZA
SETEMBRO/2013
INTRODUÇÃO - BIO
Será abordado através deste uma das drogas mais consumidas mundialmente e a mais utilizada dentro da realidade brasileira - de acordo com pesquisa sobre o uso de drogas no Brasil, desenvolvida por Carlini, Galduróz e Noto (2001) - a Maconha.
O presente estudo abordará as representações sociais do uso da maconha elaboradas por universitários concluintes de três áreas do conhecimento (de saúde, jurídica e tecnológica). A importância da investigação dessa temática é o aumento substancial do consumo da maconha nos diferentes níveis sociais.
O questionamento de como ela interfere no sistema humano será abordado aos entrevistados, como sua interferência do sistema nervoso central, assim como as possíveis consequências na vida social do consumidor, induzindo ao leitor da pesquisa um maior entendimento dos gerais efeitos que a Maconha pode causar.
As questões analisadas neste permitirá promover uma ampla discussão sobre os fatores que englobam a Maconha, já que os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional.
JUSTIFICATIVA O estudo a seguir buscará abordar as representações sociais e as práticas do uso da maconha em um grupo de 60 universitários de diferentes áreas. É relevante o estudo de tal tema por a Maconha ser uma droga barata e de fácil acesso, sendo assim, a droga ilícita mais usada no Brasil e no mundo levando inúmeros jovens a marginalidade e a inúmeras complicações médicas e psicológicas.