Drogas Ilicitas
O que são?
Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzida no organismo altera o funcionamento deste. Provocam mudanças físicas ou psíquicas, dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo.Dependendo da natureza e composição das mesmas elas podem agir em determinados locais ou no organismo como um todo. Toda droga tem seus efeitos, porém eles não se manifestam da mesma maneira em todos os organismos, especialmente porque cada droga tem sua contraindicação.
No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que são proibidas de serem produzidas e comercializadas. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Em alguns países, algumas drogas são permitidas para fins culturais e é considerado algo normal. Elas podem levar à morte em caso de consumo excessivo (overdose).
Quais são elas?
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Presentes em várias classes farmacológicas, algumas delas atingiram um uso mais disseminado e “supra cultural”.
Efeitos no organismo
Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.
Motivos que levam as pessoas a usarem
Vários são os motivos para os jovens usarem drogas hoje em