dqssw

7290 palavras 30 páginas
CURSO DE GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

JOELSON GONÇALVES ARAÚJO
MARCOS RODRIGO PILAR

TINTA AUTOMOTIVA E OS DEFEITOS QUE PODEM OCORRER NO FILME EM UM PROCESSO DE PINTURA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.

CURITIBA 2014

JOELSON GONÇALVES ARAÚJO
MARCOS RODRIGO PILAR

TINTA AUTOMOTIVA E OS DEFEITOS QUE PODEM OCORRER NO FILME EM UM PROCESSO DE PINTURA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA.

CURITIBA 2014

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.(Charles Chaplin)
RESUMO

Esse estudo refere-se aos conceitos básicos da tinta utilizada nos processos de pintura na grande maioria das montadoras de veículo e caminhões.
A tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um filme de revestimento, proporcionando às superfícies acabamento, resistência e proteção.
Em meio ao um processo pintura de existem inúmeros defeitos que podem ocorrer, tendo em vista que no manuseio durante o processo de aplicação exige certos cuidados, fazendo com que existe a acuidade visual, julgamento subjetivo de análise e evitando gerar grandes prejuízos.
A grande dificuldade que se encontra em um processo de pintura é a correção dos defeitos dos filmes de tinta, tais como: cratera, sujeira, casca de laranja, escorrimento ou cola dura, rugosidade, machas, etc. O controle e eliminação destes defeitos é extremamente importante para que uma tinta exerça suas funções de acabamento e proteção. Além disso, a eliminação de um defeito pode levar ao surgimento de um novo defeito também comprometedor em um processo de pintura. Só consegue-se solucionar um defeito com eficácia quando identifica-se suas causas e é traçado e implementado um plano de ação. Alguns defeitos relativamente pequenos podem ser erradicados do processo, ou do

Relacionados