DPP,trabalho
A regionalização nada mais é que a organização do acesso ao serviço e equipamentos médicos.
A participação social se dá a comunidade o acesso aos serviços prestados onde se acompanha se os serviços prestados estão sendo cumpridos mediante a política do SUS.
Para que a política estabelecida pelo SUS seja executada perfeitamente, é necessário que se tenha uma gestão qualificada e preparada para desempenhar tal trabalho e sempre atenta as sugestões e reclamações de seus usuários.
O SUS, portanto, não é somente serviços públicos; com ele é agregado uma rede de serviços privados, que são remunerados por meio de recursos públicos, destinados a atender às necessidades de saúde da população em geral. O desenvolvimento do SUS traz grandes desafios ao país, pois é necessária a ampliação de financiamento das ações e serviços do sistema, para garantir a saúde da população. O SUS tem o dever de prevenir, acompanhar e tratar a saúde da população ate nos níveis mais complexos.
Os princípios organizativos nada mais é a forma de organização e operacionalização do sistema. São eles: a descentralização, a regionalização e a participação social.
A criação do SUS aconteceu com a publicação da Lei Orgânica nº 8.080 e Complementar nº 8.142, apresentando seus princípios doutrinários e organizacionais: Universalidade, Equidade e Integralidade, com a importância da participação social.
Como objetivos do SUS, a Lei nº 8.080 define:
• A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
• A Criação de políticas de saúde.
• Assistência à população por meio de ações de proteção e recuperação da saúde, juntamente com ações de assistências.
O SUS, portanto, não é somente serviços públicos; com ele é