Dpp questões
FACULDADE DE SOROCABA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Kely da Silva Almeida
Raquel Gomes de Araujo Stocco
Shirley Leal Silva
Vanessa Laís da Silva
Sorocaba/ SP
2011
INTRODUÇÃO
O objetivo deste contexto é mostrar a importância e a definição de comportamento organizacional, que nada mais é do que um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos, como a emoção, percepção, motivação e mudança, de um grupo ou indivíduos nas organizações, na sociedade como um todo, até mesmo em nossas vidas pessoais.
Boulding & Von Bertalanffy (1950): “Sistemas são entidades com partes interatenuantes dotadas de um objetivo”. Sendo então, teoria geral dos sistemas dividida em sistema fechado e sistema aberto. Verifica-se que inovação sempre esteve presente dentro das organizações. O que a diferencia no seu efeito é a velocidade com que elas se operam, o avanço tecnológico e a globalização. Apresentou-se um estudo sobre teorias de personalidade: teoria dos traços, psicodinâmica, humanística e abordagem integrativa. Segundo Maslow, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência estruturada em cinco níveis: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima e de auto-realização.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A definição do grupo diz que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos, como percepções, sentimentos e ações, de um grupo ou indivíduos nas organizações. E a adquirir consciência crítica para refletir sobre os impactos negativos e sobre como provocar motivações que facilitem as mudanças de conduta para potencializar os valores e fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente, sendo assim avaliando o impacto da globalização no capital humano.
De acordo com John A. Wagner III, John R. Hollenberck, do livro COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL/Criando Vantagem