Download Capa E Folha De Rosto Nas Normas ABNT
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
JESSICA RAMOS DE OLIVEIRA
PERSPECTIVA MODERNIZADORA SEMINÁRIOS ARAXÁ E TERESÓPOLIS
SÃO PAULO
2015
JÉSSICA RAMOS DE OLIVEIRA
PERSPECTIVA MODERNIZADORA SEMINÁRIOS ARAXÁ E TERESÓPOLIS
Trabalho apresentada à Universidade Nove de Julho – Univove Curso de Serviço Social, Matéria: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social l.
Orientador: Marli Martins Galina
SÃO PAULO
2015
SÚMARIO
1 INTRODUCÃO
2 APRESENTAÇÃO
3 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO
5 REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho faz considerações acerca da renovação do Serviço Social no Brasil, refletivo nas três perspectivas do Serviço Social discutidas por José Paulo Netto (perspectiva modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura). Este trabalho, mais especificamente faz uma abordagem ao Documento de Teresópolis, resultante do seminário de Teresópolis em 1970, um dos marcos no processo de inovação do Serviço Social na perspectiva modernizadora. Para tanto, é preciso entender a crise no Serviço Social tradicional que levou ao movimento de reconceituação do Serviço Social Latino-americano.
2 PRINCIPAIS ASPECTOS DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA DOS SEMINÁRIOS ARAXÁ E TERESÓPOLIS
A renovação do serviço social começa a partir de ações organizadas, e características modernizadoras, que articularam as bases do rearranjo de suas tradições e da ascensão segundo as tendências do pensamento contemporâneo e conservador, procurando definir ações de intervenções e dar respostas às demandas sociais. A partir dessa renovação o Serviço Social começa a ter uma redefinição de estrutura profissional dada pelas novas condições impostas pelo ciclo de governo militar e determinação sócio-históricas As primeiras expressões da renovação do serviço social estão contidas nos Documentos de Araxá (1967) e Teresópolis (1970), além da experiência