Dostoi Vski Trabalho Feito
1463 palavras
6 páginas
Graduação em Comunicação Social Bianca Letta - Matrícula: 14200822
Capitiães de areia de Jorge Amado
Trabalho apresentado ao professor Seixas e André para composição da nota da disciplina Realidade Socioeconômica e Política Brasileira II, História da Arte II
Osasco – 2015
Sumário
Aspectos Gerais 3
Resumo 3
Desenvolvimento 4
Questão Sugerida 7
Referências Bibliográficas 9
Aspectos Gerais
Livro: Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Tema: Diferença socioeconômica, aspectos políticos e religiosos.
Classes predominantes: Pobreza, cenário miserável, abuso de autoridade, falta de estrutura familiar e marginalização.
Resumo
O livro retrata a dura realidade de jovens infratores, sem perspectiva de uma vida melhor, que vivem de pequenos furtos para sobreviver.
Biografia de Jorge Amado
Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.
Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga, em Salvador. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
Publicou seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Nesse ano publicou seu segundo romance, Cacau.
Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Garcia Rosa.
Em 1945, foi eleito membro da Assembleia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei, ainda hoje em vigor,