DOSSI VI Cap Tulo 3 Gest O Estrat Gica
1574 palavras
7 páginas
Capitulo 3 Gestão Estratégica do Departamento JurídicoO Departamento Jurídico significa hoje muito mais do que no passado. É necessário que ele facilite o acesso às demais áreas da empresa visando estabelecer um relacionamento de parceria para atingir os objetivos estratégicos da empresa.
O advogado de um Jurídico deve atuar como facilitador de negócios, desenvolver uma efetiva comunicação participativa e estar presente nas questões mais complexas e que envolvam altos riscos. Ele deve adotar uma postura proativa que provoque as unidades de negócios da empresa e, principalmente, entender o contexto e os problemas dela.
O Jurídico deve atuar como um Centro Estratégico dentro da empresa: marcando presença em todas as unidades de negócios; atuando com rapidez, eficiência, segurança e assumindo riscos; controlando custos; mantendo a autoridade e responsabilidade sobre os processos judiciais; apoiando os gestores e seus projetos; dando credibilidade e atuando em conjunto com a direção; participando dos projetos de planejamento estratégico.
GESTÃO DE CUSTOS
Um dos maiores desafios do Departamento Jurídico é equilibrar-se dentro do que determina o seu orçamento, sem que com isso perca a qualidade dos serviços que presta ou contrata.
Estabelecer procedimentos eficientes rumo a um controle absoluto dos custos de um Jurídico pode ser fundamental para seu desempenho. Uma das formas para conseguir isso é através do budget (ou orçamento) realizado anualmente. Ele deverá representar todo o numerário que o departamento precisará para cobrir todas as suas despesas (incluindo folha de pagamento dos empregados, custo dos advogados externos, despesas judiciais, locomoção, audiências, manutenção de todos os processos, valores eventuais de condenação, investimentos com biblioteca). O orçamento, devidamente aprovado pelos superiores hierárquicos, será controlado pelo Departamento Financeiro em conjunto com o Jurídico e serve de mapa para dimensionar os gastos do ano seguinte.