DOSIMETRO DE LAPELA
OBJETIVO: Avaliar a dose efetiva recebida pelos trabalhadores envolvidos na realização de procedimentos, de forma a estabelecer parâmetros comparativos entre os dados obtidos em cada área e pelos dosímetros usados para monitoração individual.
PROCEDIMENTO: Primeiramente verificar o estado do aparelho, se esta calibrada e verificar se a bateria esta em condição de uso observando no visor do aparelho. Estando ok para o uso o aparelho é colocado na altura da cintura do operador e o microfone na altura do ouvido sendo preso por exemplo na lapela de sua camisa, o operador ficara com o aparelho durante o expediente de trabalho e assim será coletado diversos níveis, tópicos diferente durante esta jornada, assim feito o aparelho será conectado em um computador e aparecera os níveis e tópicos de ruídos desse operador exposto.
RESULTADOS: Os valores encontrados em dose efetiva e de dosimetria são consistentes. Observou-se, ainda, que o uso da barreira protetora plumbífera reduz em até 97% a dose recebida pelo profissional, devendo esta ser utilizada na rotina de exames. A avaliação è desenvolvida em um serviço de produção, sendo que os testes constaram da medida da taxa no ar no ambiente real de trabalho, na posição ocupada por operadores, com e sem a utilização de barreira plumbífera de proteção. Foi levado em consideração o número de exames realizados no serviço. Para a estimativa da dose efetiva foram utilizados fatores de conversão encontrados na literatura.
CONCLUSÃO: Os valores apresentados são representativos, não podendo ser assumidos como reprodução das condições de monitoração individual, mas são válidos para comparações e orientação na otimização das doses.
DECIBELÍMETRO DL-4020
OBJETIVO: é um decibelímetro digital portátil desenvolvido com o objetivo de proporciona uma alta exatidão dos níveis de pressão sonora onde o ruído ultrapasse o limite de tolerância, durabilidade e simplicidade de operação durante a exposição do operador.