MEC SOLO
A profundidade e a espessura do solo dentro de uma determinada profundidade vai depender da dimensão e da natureza da estrutura, a descrição do solo incluira a compacidade de determinar se o solo não for coesivo e o estado de consistência se o solo for coesivo . Na superfície a profundidade da rocha e a classificação, contém as informações a seguir: a extensão, a profundidade e a espessura do estrato rochoso, a sua dimensão, o mergulho e o espaçamento das juntas e dos planos de acamamento,a presença de falhas e o de alteração e decomposição.
Assim como os solos e rochas “in situ”, tem permeabilidade, resistência ao cisalhamento e compressibilidade ,em caso de fundações realizadas com estruturas convencionais deverão seguir três requisitos básicos:
No caso da carga de trabalho exercida deve ser que a capacidade de suporte do solo, do modo que possa assegurar à fundação de forma adequada dentro do fator de segurança.
Nos recalques diferenciados e/ou total devem ser pequenos e compatívelcom a estrutura de modo que não seja danificada pelos movimentos das fundações,é preciso avaliar os efeitos da estrutura e as operações necessárias para a construção nas obras vizinhas, devem ser tomadas medidas protetoras.
São realizadas as investigações que possam identificar as características e os parâmetros do subsolo à resposta de cada um desses requisitos são necessarias,em alguns casos dependendo da natureza do terreno que é encontrado,a maioria dos casos são resolvidos somente com as informações citadas no item , através da sondagem de reconhecimentos e as correlações indicadas sobre a consistência ou compacidade que elas nos fornecem e as cargas admissíveis dos solos.
Podemos encontrar em outras situações as características de uma camada que pode ser decisiva no tipo de fundação a adotar, como se no caso de uma camada de argila abaixo de uma camada com a capacidade de carga adequada às