Doscencia, Gestao e Pesquisa
A superdotação é algo novo para a sociedade, neste texto será apresentado o conceito, identificação, desenvolvimento da criança superdotada. O autor vem nos apresentar que o conceito de superdotação é um enorme dinamismo que acarreta em uma melhor diferenciação do sistema educacional. As crianças que apresentam a super dotação sofrem com preconceitos, pois são reféns de suas altas habilidades. A supertodatação apresenta definições e características únicas de seu processo,.
Stankowaski, Richert, Alvino e McDonnel, ambos estudiosos apresentaram suas definições , categorizando suas terias para os superdotados. A definição oficial é da U.S Office of Education, alegando que o conceito básico para definir a superdotação é baseado no quociente intelectual, o chamado QI. Segundo Davis e Rimm (1985) as crianças superdotadas desenvolve um potencial ou demonstra interesse nas áreas á seguir: 1-Habilidade intelectual,2-Aptidão acadêmica, 3-Pensamento criativo.
4-Capacidade da liderança, 5-Artes representacionais e 6-Capacidade psicomotora.
O autor apresenta os modelos explicativos, que são: capacidades, rendimento, componentes cognitivos e socioculturais.Izquierdo, apresenta nesse capitulo o Modelo Triadico de Renzulli, segundo Renzulli(1986) nos diz que a superdotação intelectual inclui elevada capacidade intelectual, criatividade e motivação.. Monks e seus colaboradore(1986) acrescentaram mais três componentes na interação: a escola, a familia e os colegas.O texto trata ainda das características do superdotado no âmbito intelectual, emocional e social, bem como discute o diagnóstico para identificação dessas pessoas. Tendo em vista que podem ser cometidos alguns erros nesse processo de identificação, o autor traz uma lista de fatores a serem