Dor relacionada ao trabalho
Lesões por esforços repetitivos – LER
Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT
Introdução
A dor relacionada ao trabalho é descrita desde a Antiguidade, na Revolução Industrial, onde existiam um desequilíbrio das tarefas realizadas no trabalho e as capacidades funcionais individuais, o que acabou tornando mais numerosos.
Com o aumento das necessidades, competitividade, muitas empresas não levavam em conta o limite físico e psicossocial.
Os funcionários tinham que se adequar as características da empresa, pautadas na intensificação do trabalho, o aumento real das jornadas, ocorria então alta demanda de movimentos repetitivos, ausência e impossibilidade de pausas, a permanência de horas em determinadas posições, sem contar que o mobiliário não permitia conforto.
A ocorrência da LER/DORT atinge um grande número de pessoas, em diferentes países e atividades.
Em 28 de abril de 2004, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 777/04, tornou pública vários agravos relacionados ao trabalho, entre eles, os casos de LER/DORT.
DOENÇA E CONDIÇÃO
As lesões por esforços repetitivos e os distúrbios relacionados ao trabalho são, por definição, um fenômeno relacionado ao trabalho.
Ambos são danos decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema musculoesquelético, onde seus sintomas ocorrem nos membros superiores tais como: dor, sensação de peso, fadiga, queimação entre outros. * Devemos sempre estar ligados na postura dos funcionários, afim de, manter uma atitude ativa frente as possibilidades de prevenção. Ou seja, o profissional, sempre buscar uma ação de vigilância e intervenção para evitar novos casos.
Epidemiologia
* Estudos em diversos ramos de atividades expostos a condições de trabalho que propiciam a ocorrência e/ou o agravamento de quadros relacionados a LER/DOrt.
Inflamações de ombros: POPULAÇÃO DE TRABALHADORES | Soldadores; | Chapeadores; | Trabalhadores industriais