Doping
DE
QUÍMICA
Impacto ambiental
causado pela construção de
Brasília e do Lago Paranoá
Goiânia, 4 de Agosto de 2012.
Escola Professora Modestina.
Aluno: Guilherme Augusto Policena Carvalho. Introdução
Impacto ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
A finalidade de se estudar os impactos ambientais é o de avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer alterações na execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
A normatização e gerenciamento ambiental surgiram no início dos anos 90 através do trabalho de instituições normatizadoras de diversos países europeus. Por ocasião da Eco-92 foi apresentada a proposta de criação de um grupo especial para estudar a elaboração de normas gestão ambiental, com o intuito de serem internacionalmente reconhecidas. Em março de 1993 instalou-se o ISO/TC-207, comitê técnico com a função de elaborar uma série de normas, batizadas de série ISO 14.000.
Construção sustentável significa que os princípios do desenvolvimento sustentável são aplicados ao ciclo de vida dos empreendimentos que fazem parte do ambiente construído, desde a extração e beneficiamento da matéria prima, passando pelo planejamento, projeto e construção das edificações e obras de infra-estrutura, até a sua demolição e gerenciamento dos entulhos, em intensidades que variam segundo suas especificidades.
Dentro do ciclo de vida de uma edificação, a etapa de construção responde por uma parcela significativa dos impactos causados pela construção civil no ambiente.
Impactos Ambientais em