Doping
Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a prática do doping (ou dopagem), os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar.
Iremos falar também sobre o uso de anabolizantes, ou seja, as drogas mais utilizadas nas competições que necessitam de grande força muscular.
As consequências a curto e longo prazo como por exemplo o engrossamento da voz ,edemas,mudança no comportamento entre outros.
Citaremos também o caso do cantor Netinho que infelizmente entrou no mundo “maravilhoso” dos anabolizantes e se encontra com um sério problema.
Esse trabalho consiste em definir e refletir sobre a prática do uso do doping. Espero que gostem.
O que é Doping??
Doping também chamado de “dopagem” é a administração ilícita de uma droga estimulante que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição.A palavra “doping” é possivelmente derivada da palavra inglesa “dope” que significa “droga”.
O doping é proibido nos esportes porque,além de prejudicar a saúde,trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.
O controle de dopagem é feito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta feita imediatamente após o fim de uma competição.Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas.
A AMA-Agência Mundial Antidoping( em inglês:WADA-World Antdoping Agency) é responsável por determinar as substâncias proibidas e combater a prática de doping entre os atletas. As substâncias proibidas são agrupadas nas seguintes categorias: * Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina; * Narcóticos :diminuem a sensação de dor:; * Esteroides anabólicos:aumentam a força muscular; * Diuréticos:usados para controlar