Dons da fé
Traduzido do original da obra – Doutrina Mórmon
(Tradução, Grifo e Capitulação – Ricardo Aguiar)
Ao ensinar os princípios das leis concernentes à fé, Joseph Smith dividiu sua apresentação em três cabeçalhos:
1. Fé - O que ela é?
2. O princípio em que ela se baseia.
3. Os efeitos que emanam dela.
Como definição o Profeta ensinou que a fé é "o primeiro princípio da religião revelada, e a base de toda retidão". Depois de citar a afirmação de Paulo "é
portanto, a fé, a certeza do que se espera, a convicção daquilo que não se vê " (Hebreus 11:1), disse:
"daqui aprendemos que a fé é a segurança que têm os homens da existência de coisas que não viram, e do princípio de ação em todos os seres inteligentes”.
Continuando com sua análise, o Profeta afirmou: "A fé é, a força motriz de cada ação nos seres inteligentes. E o fato é que a fé é a célula de cada ação nas coisas temporais, sendo ela também uma coisa espiritual... Mas a fé não é somente um princípio de ação mas também de poder em todos os seres inteligentes na terra como no céu. A fé então, é o primeiro princípio regulador que tem domínio e autoridade sobre todas as coisas;
Existem e são defendidas por ela, por ela são mudadas ou permanecem agradáveis à vontade de Deus. Sem fé não há poder, e sem ela não pode haver criação e nenhuma existência... Como definiria você a fé em seu sentido ilimitado? É o grande princípio regulador que tem poder, domínio e autoridade sobre todas as coisas. (Discursos sobre a Fé, p. 1-8.)
A fé é baseada na verdade e é precedida pelo conhecimento. Até uma pessoa ganhar um conhecimento da verdade, não poderá ter fé.
O profeta Alma disse:
"Fé não é ter um conhecimento perfeito das coisas; de modo que se tem fé, tem esperança em coisas que não são vistas, mas que são verdadeiras"
(Alma 32:21; Eter 12:6).
Então a fé é a esperança em coisas que não são vistas mas que são verdadeiras, e portanto somente