Donatello
Ainda jovem ele atuou como assistente do escultor Lorenzo Ghiberti, no período em que o artista edificou as portas de bronze do Batistério San Giovanni, em Florença. Entre os anos de 1402 e 1403 ele segue para Roma em companhia do arquiteto Filippo Brunelleschi, com o objetivo de analisar os monumentos ancestrais.
De volta a Florença, assumiu a co-criação, em 1405, do Duomo de Florença, contribuindo com a obra Davi, esculpida em mármore. Em 1417 ele conclui uma de suas mais célebres produções, a escultura São Jorge, a serviço da guilda de artesãos responsáveis pela elaboração de armaduras. Este trabalho, baseado em pesquisas da anatomia humana, tem características clássicas e humanistas.
Neste mesmo ano ele inicia a criação da estátua de São Marcos para a Capela Orsanmichele; entre 1415 e 1416 foi a vez da representação de São Jorge. Nestas concepções de Donatello é possível perceber, de forma inédita, desde a Antiguidade Clássica, a instabilidade expressiva do corpo humano.
Sua primeira produção em bronze foi realizada em meados de 1423 – São Luís de Toulouse. De 1415 a 1426 ele produziu cinco trabalhos para o Duomo: O Profeta imberbe, O Profeta barbudo, O Sacrifício de Isaac, Profeta Abacuc e O Profeta Jeremias. No período que vai de 1425 a 1435, ele atua em conjunto com o arquiteto e escultor Michelozzo na criação do Battistero, mausoléu reservado ao Papa João XXII, que teve seu corpo esculpido em bronze.
No início dos anos 1430, o artista elaborou realizações significativas em Roma, criando para a Basílica de São Pedro a obra conhecida como Tabernáculo do Sacramento,