Domínios Morfoclimáticos
-As regiões em que ocorre a interação de determinados climas ,relevos,solos e vegetação,no qual um deles é determinante,dando,por isso,nome à região.São 6 domínios:amazônico, araucária,mares de morro,pradaria,cerrado e caatinga.
Domínio Amazônico
-É rica em variedade de águas perenes, com rios brancos, negros e cristalinos.
-O clima dominante é o Equatorial com baixa amplitude térmica e temperaturas que oscilam entre 25ºC e 27ºC no decorrer do ano; a pluviosidade também é elevada, superando a marca dos 1800mm anuais.
-Nessa região aparecem solos arenosos, ácidos, pobres em nutrientes minerais, sujeitos à lixiviação. Como a própria floresta é responsável pela ciclagem de nutrientes, o manto de detritos orgânicos – formado pelas folhas que caem das árvores – tornam os solos ricos em matéria orgânica, o que garante a alimentação da vegetação nativa.
-Essa floresta latifoliada equatorial apresenta uma destacada biodiversidade, com três padrões básicos: Matas de Igapó, Matas de Várzea e Matas de Terra Firme.
Lixiviação: é o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido
Mata de Igapó
As Matas de Igapó estão localizadas nas áreas de inundação permanente, com solos e águas ácidas. A vegetação é perenifólia ( não perde as folhas durante o ano ), com ramificações baixas e densas, de até 20 m de altura, repleta de arbustos, cipós e epífitas. Aí destacam-se espécies como o Arapati, a Mamorana e a Vitória Régia.
Mata de Terra Firme
As Matas de Terra Firme estão nas áreas mais elevadas, que não são atingidas pelas inundações amazônicas. Aí incontram-se as árvores de grande porte, com 60 a 65m de altura. A floresta é compacta, perenifólia e higrófila; o dossel ( conjunto das copas das árvores ) é contínuo e o ambiente é úmido e escuro. Nesse estrato podem ser encontradas as Castanheiras, o Caucho, a Sapucaia, o Cedro e a Maçaranduba.
Mata de Várzea
As