domotica
LÓGICA DE
PROGRAMAÇÃO
ALGORITMO
Técnica de encadear pensamentos para atingir determinados objetivos.
Sequência finitas de passos com o objetivo de solucionar um problema.
PROBLEMA
SOLUÇÃO
Para resolver um problema em um computador, de modo semelhante ao que fazemos para resolver um problema do nosso cotidiano, devemos encontrar uma maneira de descrever esse problema de uma forma clara e precisa, através de uma sequência de passos a serem seguidos até que se atinja a solução procurada
(CRUZ; KNOPMAN, 2001).
Vimos que essa estruturação deve seguir uma determinada lógica para se atingir um objetivo. A lógica aplicada à programação de computadores, dessa forma, também deve buscar a melhor sequência de ações para se resolver um problema. A essa sequência de ações damos o nome de algoritmo.
Todos nós nos deparamos com o algoritmo no nosso dia a dia sem saber:
Falar ao telefone
Fritar um ovo
Trocar Lâmpadas
Descrição Narrativa
Usamos o algoritmo para descrever as sequências de passos em língua nativa nossa (português).
Exemplos:
ALGORITMO PARA CALCULAR A MÉDIA ARITMÉTICA DE UM ALUNO
1 – Entrar com o Nome do aluno e suas duas notas
2 - Calcular a Média Aritmética das duas notas
3 – Mostrar o Nome do Aluno e a sua Média Final
Tipo de algoritmo que usa símbolos para construir o algoritmo. VANTAGEM: permitindo assim o fácil entendimento da lógica de um programa a partir de um conteúdo descrito de forma gráfica do que um descrito textualmente. Além disso, os fluxogramas obedecem a um padrão mundial quanto à simbologia. DESVANTAGEM: temos a dificuldade dos dados não poderem ser suficientemente detalhados, dificultando, assim, a transcrição do algoritmo para o programa a ser desenvolvido; é necessário aprender a simbologia dos fluxogramas; e tornar mais complicada e difícil a construção de algoritmos mais extensos.
ALGORITMO EM FLUXOGRAMA PARA CALCULAR A MÉDIA