doenças
A Cachaça trata-se de um destilado feito à base de cana-de-açúcar fermentado, leveduras e água. Uma solução contendo várias substâncias químicas.
É uma bebida tipicamente brasileira com teor de etanol entre 38% e 54% em volume.
A industrialização da cana - de - açúcar no Brasil tem grande importância econômica, gera mais de um milhão e meio de trabalhadores envolvidos nas atividades de produção da cachaça, cerca de 40 mil produtores e cinco mil marcas disponíveis para a o consumo.
PROCESSO PRODUTIVO
O processo de fabricação da cachaça tem seu inicio com diversos processos unitarios desde o momento do corte da cana na lavoura, seguida por uma pré-limpeza (lavagem) para depois ser picada e passar pela moagem afim de se extrair dela o suco de cana, também conhecido por guarapá, caldo ou caldo de cana
O caldo extraído é então encaminhado para os tanques de fermentação, o caldo adicionado de fermento é então denominado mosto. Existem três tipos de fermentação, a caipira a artesanal e a industrial.
Após a fermentação o mosto passa pelo processo de destilação que pode ser artesanal ou industrial seguindo então para o envelhecimento
1.1- O CORTE
Após o plantio o primeiro passo é o corte da cana e a extração da garapa ou caldo da cana que precisa ser bastante limpa para obter um produto de qualidade.
No Brasil, a cana-de-açúcar atinge o ponto máximo de sacarose entre junho e julho e o solo ideal deve ter o pH entre 4,5 e 6.
Outro fator importante sobre o corte é que a cana verde vai produzir metanol, o que é indesejável em uma boa pinga, para a fabricação da aguardente a cana deve estar madura, limpa e com menos de 24 horas de corte, para evitar a sua fermentação (azedamento) ainda no campo.
1.2- PRÉ-LIMPEZA
Para conseguir cachaça de boa qualidade, cuidados fundamentais devem ser observados em todo processo de fabricação.
Cana muito suja é igual à cachaça de baixa qualidade, para isso a cana passa por uma lavagem antes de ser levada ao moedor.