Doenças
É uma forma de desnutrição protético-calórica. O nome vem de uma palavra africana que remete ao sentido de “primeira criança/segunda criança”, isto porque é uma condição comum quando o filho fica sem o leite da mãe.
As desnutrições protético-calóricas existem em três espécies diferentes: a seca, a molhada e a intermediária. A desnutrição seca é chamada demarasmo e ocorre pela falta de comida. Na maior parte das vezes a mãe está impossibilitada de amamentar e a criança fica magra, com pouca gordura corporal e quase sem tecido muscular.
Na forma intermediária, a chamada kwashiorkor-marasmática, as crianças possuem um pouco mais de gordura corporal. O kwashiorkor é uma espécie de desnutrição protético-calórica menos comum que ocorre quando o segundo filho nasce e a mãe necessita dar todo o seu leite a este. Com isto a primeira criança passa a ser alimentada com uma sopa de baixa qualidade nutricional quando comparada ao leite da mãe. Estas desmamadas são geralmente mais velhas do que as que possuem marasmo.
O kwashiorkor pode ocorrer tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos, apesar de ter se limitado mais a locais como a África rural, o Caribe e o Sudeste da Ásia, por exemplo. Nestes lugares as crianças que sofrem com a falta do leite da mãe são alimentadas basicamente com mandioca, arroz, inhame e batata doce, havendo, portanto, deficiência na ingestão de proteínas. AGENTE CAUSADOR
Em locais pobres ou com poucas condições muitas mães têm de abrir mão de alimentar um bebê para dar de mamar ao outro. Desta forma, o segundo filho passa a sofrer de uma condição chamada de kwashiorkor, espécie de desnutrição protético-calórica. A criança desmamada recebe outros alimentos ao invés do leite. Geralmente adquire uma dieta baseada em carboidratos, composta por inhame, arroz, batata doce e mandioca, por exemplo.
A principal fonte de proteína, o leite, é cortada e a alimentação não faz a reposição. Esta condição leva a criança