Doenças
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Agente Etiológico: Mycobacterium leprae
Vetor: Não há vetor pois sua transmissão é direta.
Forma de infecção:A lepra é transmitida por gotículas de saliva. O bacilo Mycobacterium leprae é eliminado pelo aparelho respiratório da pessoa doente na forma de aerossol durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares, geralmente indivíduos que dormem num mesmo quarto
Sintomas: Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Profilaxia:A prevenção consiste no diagnóstico precoce. Confirmado o diagnóstico do paciente, seus comunicantes familiares e de trabalho deverão ser examinados, através de exame dermato-neurológico e avaliados quanto a administração de doses de BCG intradérmica (BCG-ID). Quando a avaliação é positiva é feita a aplicação de 2 doses de BCG-ID com intervalo de 6 meses. Tratamento.Os pacientes devem ser tratados em regime ambulatorial. Nos serviços básicos de saúde, administra-se uma associação de medicamentos, a poliquimioterapia (PQT/OMS). A PQT/OMS mata o bacilo e evita a evolução da doença, prevenindo as incapacidades e deformidades por ela causadas, levando a cura.
Febre Tifóide
Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi em alimentos ou água contaminada. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e