Doenças
Agente etiológico:
É um vírus RNA. Vírus Varicella-Zoster, família Herpetoviridae.
Reservatório
Reservatório :
È o indivíduo infectado. Fonte de infecção. A fonte de infecção é o homem doente. Modo de transmissão.
Modo de transmissão :
A varicela se transmite por intermédio do contato direto com secreções das lesões vesiculares e da nasofaringe da pessoa infectada. A porta de entrada habitual é a mucosa do trato respiratória superior. A infecção ocorre por inalação de gotículas das secreções respiratórias ou de aerossóis nos quais se encontram os vírus liberados das lesões cutâneas dos doentes. Há possibilidade de transmissão a partir de objetos (fômites) recémcontaminados com secreções mucosas ou cutâneas.
Período de incubação : é de 10 a 21 dias, sendo, em média, 14 dias.
Período de transmissibilidade:
A transmissibilidade ocorre um a dois dias antes do aparecimento das vesículas, até cinco a seis dias depois, enquanto houver a presença de lesões úmidas. O período de transmissibilidade é mais prolongado em pessoas imunodeprimidas, como, por exemplo, pacientes de câncer e aids.
Os sintomas iniciais da catapora são: dor de cabeça e febre. E após aproximadamente 2 ou 3 dias, surgem pequenas erupções vermelhas na pele. A erupção cutânea é caracterizada por pequenas manchas vermelhas e planas, que rapidamente, forma uma bolha redonda, cheia de líquido acompanhada por coceira, seguida por formação de crosta.
Descrição:
A varicela ou catapora é uma doença infecciosa que se apresenta, habitualmente, com febre baixa e lesões vesiculares generalizadas, pruriginosas, concentradas, em sua maioria, no tronco e na face, com menor presença nas extremidades (braços e pernas). As lesões podem atingir as mucosas e nunca aparecem nas mãos e nos pés. Aparecem, de forma geral, 250 a 500 vesículas.
Nos adolescentes e adultos a