doenças e protozoarios
PROTOZOÁRIOS
Doenças: Malária, Toxoplasmose e Doença de Chagas.
Características gerais dos protozoários.
Protozoário é uma palavra de origem grega que significa animal primitivo (protos = primitivo; zoon = animal). Nesse grupo, conhecemos atualmente cerca de 40.000 espécies, as quais são constituídas por seres vivos unicelulares, eucariotos (presença de um núcleo individualizado) e heterótrofos (incapazes de produzir seu próprio alimento). De todas essas espécies, cerca de 2/3 são de vida-livre e a outra parte se constitui de comensais, mutualísticos e parasitos. Protozoários não só parasitam no homem, eles parasitam também outros grupos de animais.
Principais espécies de protozoários.
Rizópodes: A movimentação ocorre através de pseudópodes e muitas espécies causam doenças nos seres humanos. Ex: ameba (causadora da doença amebíase).
Flagelados: A movimentação ocorre através de flagelos. Também são capazes de provocar doenças nos seres humanos. Ex: giárdia (causadora da giardíase), leishmania (causadora da leishmaniose) e tripanosoma (causador da Doença de Chagas).
Esporozoários: São invertebrados unicelulares que vivem como parasitas. Ex: Plasmódio (causador da malária).
Ciliados: O movimento destes animais é realizado através dos cílios. Ex: blatídeos (causador de disenterias).
Doenças causadas por protozoários:
MALÁRIA
Sabe por que esse nome? Antigamente, as pessoas acreditavam que a doença era disseminada pelo ar contaminado ou o ‘’mal ar’’, daí malária. Um grande engano, não?
Agente Etiológico: Plasmodium malariae; Plasmodium vivax ou Plasmodium falciparum.
Vetor: Mosquito fêmea que se alimenta de sangue, do gênero Anophles. Além de vetor o mosquito é o hospedeiro definitivo do parasito, uma vez que é nesse hospedeiro que ocorre a reprodução sexuada do Plasmodium.
Ciclo Biológico: O inseto adquire os protozoários quando se alimenta do sangue de pessoas contaminadas e os transmite a outros indivíduos através de sua