doenças sexualmente transmissiveis e imunizaçõa
1905 palavras
8 páginas
PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES - (PNI) EM DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEISCamila Wandressa Oliveira Moura
Dyones Cleve Pereira
Quiele Silva Machado
Taisa Inácio Nascimento
Faculdade São Paulo – FSP
Rolim de Moura – RO
RESUMO
O presente projeto tem por objetivo apresentar os aspectos do Programa Nacional de Imunizações – (PNI) considerado como importante componente do processo de estruturação do mercado de vacinas no Brasil, bem como, sua utilização na busca de minimizar as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) sendo apontada como uma das soluções mais viáveis para prevenção e futuros tratamentos. Para isso, realizamos pesquisas bibliográficas em busca de contribuir para complementação dos conhecimentos sobre as mesmas.
Palavras-Chaves: Vacinas. DSTs. Prevenção
ABSTRAT
This project to present aspects of the National Immunization Program - (PNI) considered an important component in the structuring of the vaccines market in Brazil process, as well as its use in seeking to minimize sexually transmitted diseases (DSTs) and considered one of the most viable solutions for prevention and future treatments. For this, we conducted literature searches in search of help to complement the knowledge about them.
Key Words: Vaccines. DSTs. Prevention
1 - INTRODUÇÃO
A história recente da política de imunizações no país tem como marco o ano de 1973, com o término da campanha de erradicação da varíola, iniciada em 1962, a criação do Programa nacional de Imunizações (PNI) sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.
O uso de vacinas como forma de prevenção das doenças infectocontagiosas foi considerado uma das ações mais custo-efetivas em saúde pública, no último século. O seu uso sistemático no contexto de uma política de saúde causou significativa redução e até mesmo a erradicação de certos agravos infecciosos de grande magnitude na maior parte do planeta, tais como a varíola e a poliomielite.
A utilização de vacinas em função